quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Tempo não Pára

Com certeza você já ouviu alguém dizer uma dessas frases "Esse ano está passando muito depressa!", "O tempo passou voando!", "Nem vi o tempo passar!", "O dia hoje está se arrastando!".

Por definição o Tempo é uma unidade de medida, e como toda unidade de medida, o tempo é exato, constante, invariável, etc.

O tempo pode ser medido em séculos, décadas, anos, meses, dias, horas, minutos, segundos e até frações de segundos.

Mas o que nos dá a sensação de o tempo estar passando mais rápido, ou mais lento?
Em momentos de alegria, diversão, excitação, etc... O tempo é simplesmente cruel, pois sem nos consultar, acelera ao ponto de transformar nossos longos bons momentos, em pequenos intervalos entre uma preocupação e outra.
Nos momentos de solidão, tristeza, depressão, etc... O tempo continua sendo cruel, pois ele resolve "andar com o freio de mão puxado". Minutos, viram horas.... horas, viram dias... Dias então, viram semanas e as vezes até meses.

Na verdade o Tempo é o nosso bem mais precioso, e também o mais democrático. Todos nós temos a mesma quantidade de Tempo para gastarmos como quisermos, porém não podemos juntar Tempo para gastarmos depois, pois já dizia o poeta "O tempo não pára", não podemos acelerar o tempo para que momentos difíceis passem mais rápido, também não podemos voltar no tempo para corrigir erros passados.

Resumindo...

O Tempo existe e não existe, pois o Tempo (Unidade de medida) é uma criação do Homem, o que existe é a vida e ela tem seu próprio "tempo", pouco podemos fazer a respeito da velocidade que a vida passa a não ser viver o agora, pois o agora é o único "Tempo" que temos.

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há"
Renato Russo

Um comentário:

Anônimo disse...

O mais difícil do tempo é a certeza de que não podemos controlá-lo. E que cada pessoa tem seu tempo. Sempre tentamos impor nosso tempo às pessoas e as coisas que temos que realizar, afinal de contas nosso tempo é limitado(morremos). E aí então, sofremos. Sofremos muito, porque para cada realização há seu tempo, o o outro nunca responde no tempo que desejamos. Ou são muito lerdos, ou são muito rápidos. Enfim, são diferente do tempo que coronometramos como sendo necessário.
O desafio está em sabermos esperar, sem que essa espera seja de pura agonia e desesperadora.

Eu tenho meu tempo: pressa.

Zuca