terça-feira, 21 de abril de 2009

Na vida TUDO passa, MENOS o Passado

Eu Vivo (Verbo viver na 1ª pessoa do singular no Presente do Subjuntivo)

Conjugar os verbos no presente é tão simples, mas várias vezes teimamos em viver o passado no tempo presente.

Passado: É uma parte do tempo que refere-se a todo e qualquer acontecimento em período de tempo anterior ao presente.

E por que muitas vezes insistimos em viver do passado?

Momentos bons que vivemos no passado, com certeza, passam a fazer parte de nós, nos acrescentam, somam e nos confortam nas horas difíceis. Pois quando vivemos bons momentos, queremos que eles fiquem gravados para a eternidade em nossa memória, afinal eles se tornaram lembranças por ação do tempo, que nos leva vivências, armazena conforto e nos trás recordações.

Mas existem lembranças boas, que apesar de estarem em nossa memória, não se tornaram lembranças por ação do tempo, e sim por terem sido sobrepostas em nossa memória recente por acontecimentos que deveriam simplesmente, apagar de nossa memória, todos os bons momentos que insistem em martelar nosso presente.

Resta saber por que a nossa memória recente não é capaz de "deletar" as lembranças, que apesar de boas, só nos fazem mau e nos impedem de seguir em frente com o presente rumo ao futuro (e ao Final Feliz).

Reflita sobre isso e tente "excluir" de sua mente o passado que insiste em sobreviver no presente.

2 comentários:

Unknown disse...

Só gosto de falar do futuro...

Anônimo disse...

Viajando...

Humanos, estranho paradoxo....
Almejamos o futuro mais que tudo, nunca deixamos de querer o próximo trago, mas ao mesmo tempo amamos o passado, ou melhor (pior talvez), veneramos o passado.

Quem nunca ouviu a pérola: Na minha época não era assim... Havia isso ou aquilo.... A música, o cinema, o amor eram bem melhores, tudo mais verdadeiro.. Sabe fulano??? Não era como hoje em
dia não...

Pior do que ouvir, é com quase três décadas de vida, de repente, nos vermos repetindo essas mesmas pérolas.

Você, caro Leitor, agora questiona a autora. Eu? Jamais disse isso. É autora vos fala.. Será? Sua turma de ginásio não foi a melhor de todas?? Os churrasco na época da faculdade, então, nem se fala... Jamais haverá nada igual..

O Leo questiona porque não conseguimos nos desvincular do passado. Acho que porque ele (o passado) é a nossa vida, faz parte de nós. (constatação óbvia, não é??).

Porém existe um outro ingrediente, eu diria, necessário mas que arde igual pimenta: O MEDO. Temos medo do futuro, temos medo do desconhecido e do por vir... Esse ingrediente nos faz cautelosos ao longo do tempo, até porque já ardemos a língua várias vezes, não é mesmo??

O medo nos faz preferir ficar com as boas lembranças do passaso do que encarar um futuro novo, misterioso e desconhecido. Nos faz querer o mal sabido do que o mal inesperado.

O desafio é reconhecer isso e continuar na estrada. Guardar o passado, aprender com ele e se arriscar com o novo que vem.

Desafio para mim e creio que para todo nós.

Como já dizia Belchior:

Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém...
Mas é você que AMA o passado e que não VÊ que um novo sempre vem...

Fernanda Zuca